terça-feira

Esgrima


ESGRIMA

É a arte de utilizar-se de florete, sabre e espada para ataque, defesa e contra-ataque. Porém, esgrima é muito mais que uma definição. Ela é um estilo de vida, uma maneira de buscar auto-superação física e mental. É, sem dúvida alguma, o xadrez jogado na velocidade da luz.



A esgrima é excelente para o lazer de pessoas de todas a idades. Unindo de forma única a energia da luta e a emoção do duelo com classe e elegância, ela é um ótimo antiestressante, pois leva o praticante a concentrar-se apenas no combate, esquecendo de todo o resto. É também excelente para a aquisição de concentração, autoconfiança e poder de decisão.O esgrimista é um indivíduo confiante, elegante, e acima de tudo, com um físico saudável.



O termo "Esgrima" vem de escrime, originado da palavra germânica "skirmjan".
O objetivo da Esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo está proibido em todo mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através de movimentos ordenados.



Temos três períodos: Antigo, Moderno e Contemporâneo.



O Antigo foi marcado por uma Esgrima de impacto, causado pelo choque de pesadas espadas nos oponentes, levava-os primeiro ao chão para depois matá-los.



Como proteção, utilizavam grandes e resistentes armaduras, com um pulôver tecido em fios de ferro e aço, usado por debaixo protegendo contra flechadas e confrontos contra machado, bastão e lança.



O Período Moderno foi marcado pelo desenvolvimento da técnica e pelos Tratados escritos.



O desenvolvimento da proteção da face, a Máscara, marca o Período Contemporâneo que permanece até nossos dias.



A esgrima participa dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição na era moderna – Grécia em 1896 – já como esporte de competição.



Hoje em dia, a esgrima é praticada por crianças e adultos, de ambos os sexos e sem limite de idade, permitindo a diversão através deste esporte que utiliza a inteligência e a destreza de movimentos, na busca de "tocar sem ser tocado".
Neste final de século, os países que mais se destacam são França, Itália, Hungria, Polônia, Alemanha, Rússia além de Cuba e China, que são os mais recentes.
A esgrima é composta por três armas (Florete, Sabre e Espada).



ESPADA



O toque é dado com a ponta da arma e é válido em todo o corpo.
Quem tocar primeiro ganha o ponto.
A lâmina é de seção triangular com no máximo 90cm.



FLORETE



Também toca de ponta e é válido apenas no tronco.
O florete apresenta algumas diferenças na regra diante da espada, dentre elas a que mais se ressalta é a de que se os dois esgrimistas tocarem juntos, o toque é dado ao esgrimista que estiver ganhando a frase d'armas, ou seja, áquele que estiver atacando, ao contrário da espada, onde o toque é dado aos dois.
A lâmina também mede 90cm e é de seção quadrangular, porém é mais fina do que a lâmina da espada.



SABRE



O sabre toca de ponta e de corte (lado) acima da cintura, e assim como o florete tem a vantagem do toque para quem está atacando.
A lâmina mede no máximo 88cm e é de seção retangular.



Em um campeonato, em primeiro lugar é dividido os grupos (escolhidos através do ranking), em seguida jogam-se os grupos (em combates que vão a cinco) que classificam para as chaves eliminatórias (em combates que vão a quinze) até que se chegue ao grande campeão.