terça-feira

Brasil Tupi



Em 1500, quando os portugueses chegaram às terras brasileiras, havia cerca de 5 milhões de nativos vivendo aqui.Chamados
genericamente de índios, dividiam-se em 1.300 povos distintos.
Que travou contato com os europeus,foram os povos do tronco lingüistico tupi, que habitavam a faixa lotorânea.
Os tupis deslocavam-se continuamente de leste para oeste,porque buscavam um lugar de abundância e imortalidade, divulgado por seus profetas como a Terra sem mal.Assim,uma das características de sua organização social era o comportamento nômade ou semi-sedentário.
Viviam em aldeias circulares conhecidas como tabas e os homens eram responsáveis por sua defesa.A pesca,a caça,a construção e a confecção de armas e canoas também eram atividades masculinas.
As mulheres coletavam e cuidavam das roças de mandioca,milho e feijão;
teciam,cozinhavam e faziam a cerâmica.
As crianças e os idosos eram muitos respeitados.
Os principais líderes das comunidades eram o chefe guerreiro,responsável pela organização militar da aldeia, e o pajé, curandeiro e líder espiritual.
Entre os indígenas brasileiros não existia a propriedade privada da terra, nem o comércio; porém, eram muito comuns as trocas rituais de presente.
Havia disputas entre as diferentes comunidades indígenas e a guerra era vistacomo uma forma de vingar antepassados e de capturar guerreiros par serem sacrificados em rituais antropofágicos.
Comer a carne de um combatente inimigo era uma forma de adquiri sua qualidades guerreiras.
Desde o contato com os portugueses, a partir do século XVI, essas comunidades indígenas foram dominadas e exterminadas pela escravidão e pelas novas doenças, como a gripe e a varíola.
Ocorreu um terrível genocídio: hoje se calcula que existam 370 mil indígenas, agados em 222 povos que lutam pelo direito de preservar sua vida e sua cultura.