quarta-feira

História e Regras do Tênis



Conhecendo o Tênis

Alguns estudiosos dizem que o esporte,como conhecemos hoje,teve suas raízes no "jeu de paume",praticado na França entre os séculos XII e XVI.Na modalidade,dois times rebatiam uma bolinha com a palma da mão.Por volta de 1870,o major inglês Walter Wingfield estudou as regras antigas,criou outras e deu origem,assim,ao tênis moderno.O primeiro torneio aconteceu em Wimbledon,um subúrdio de Londres,em 1877.As partidas podem ser disputadas entre homens,mulheres,duplas masculinas,femininas e mista(um homem e uma mulher por dupla).

O objetivo do tênis é fazer com que a bola atravesse a rede e quique dentro da quadra adversária.Durante a partida,os jogadores devem rebater a bolinha antes e depois de ela quicar uma vez.Se quicar duas vezes,parar na rede ou for rebatida para fora da quadra,o ponto será do adversário.Para definir quem começa a partida é feito um sorteio.O vencedor escolhe se quer começar sacando ou lado da quadra em que vai jogar primeiro.

Os tipos de superfície

O piso das quadras pode ser de saibro,cimento,material sintético ou grama.No saibro, o jogo é mais lento.No cimento e no material sintético é rápido.E na grama,muuuuuito rápido.

A Partida

É dividida em sets,games e pontos.Quem ganha dois sets primeiro vence(há torneios que se deve vencer três).

O Set

É uma série de games.O que ganhar seis games,com diferença de dois,vence o set.Se o placar ficar empatado em 5 a 5,saõ jogados mais dois games.Se empatar em 6,joga-se o tiebreak.

O Game

É uma seqüência de pontos.Conta-se 0,15,30,40 e game.Se há empate de 40 a 40,vence o game que fizer dois pontos seguidos.

O Tiebreak

Cada jogada vale um ponto.O primeiro tenista saca uma vez e depois os jogadores alternam dois saques.O jogador que fizer sete pontos,com uma margem mínima de dois,vence o game e o set.Se empatar em 6 a 6 ganha aquele que conseguir dois pontos de diferença primeiro.

A Bola

É feita de borracha e coberta por lã,algodão e fibras sintéticas.Peso de 56,70 a 58,47 gramas.Diâmetro 6,35 centímetros.

A Raquete

Através dos tempos,sua estrutura evoluiu da idade da madeira(1877 à década de 1970)e chegou aos componentes de metal,como alumínio e titânio.As cordas são de náilon.O comprimento total,do cabo à área das cordas,só pode chegar a 73,66 centímetros.