quarta-feira

O império Inca




Incas era os líderes do império americano o maior. No fim do 1ô século o império começou a expandir de seu território inicial na área de Cuzco, as montanhas andean do sul de América sul. Esta expansão terminou brutal com a invasão espanhola leaded por Francisco Pizarro em 1532.

Pela época de sua rendição, o império controlou uma população estimada de 12 milhão povos que representa hoje de Peru e de Equador e uma grande parte do Chile, de Bolívia e de Argentina.

Incas chamou seu territórioTawantinsuyu , que em Quechua, a língua de Inca, meios as quatro peças. Um território de terras e de tempos variados e fortemente marcados, aquele consistiu em uma tira grande do deserto na costa, interspersed com os vales irrigated ricos; os summits elevados dos Andes; e o summit da montanha da floresta tropical no leste. A palavra Inca designou o líder ele mesmo as.well.as os povos do vale de Cuzco, o capital do império. É usada às vezes designar todos os povos incluídos no Tawantinsuyu, mas não está correta. A maioria dos reinos menores mantiveram sua massa de pão que da identidade mesmo foram unidas polìtica e economicamente ao Incas. Quechua era a língua oficial e foi falado em a maioria das comunidades até a chegada do espanhol, mas quase 20 dialetos locais remanesceram em algumas partes do império.

A arquitetura

Incas desenvolveu um estilo muito funcional pública avançada da arquitetura que era notável para a sua engenharia e técnicas de pedra finas do edifício. A planta das cidades foi baseada em um sistema das avenidas principais cruzadas pelas estradas menores que convergiram em um quadrado aberto principal cercado edifícios municipais e igrejas. A estrutura era a de somente um assoalho de um conjunto perfeito de pedras cortadas; usaram também o tijolo da terra e da palha nas regiões litorais. Para a construção de monumentos grandes goste do Sacschuaman, grande fortaleza perto de Cuzco, blocs maciços em uma forma do polygon foram postos junto com uma precisão extraordinária. Nas regiões da montanha, como a espectacular cidade dos Andes situada em Machu Picchu, a arquitetura de Inca refletiu adaptações frequentemente ingenious do relevo natural.

A religião

A religião do estado foi baseada na adoração do Sol. Os emperors incas foram considerados os descendentes do deus Sol e adorados como divinidades. O ouro, símbolo do ouro do Sol, foi explorado muito para o uso os líderes e os membros do elite, não como a moeda corrente mas para da decoração, da roupa e dos rituals. A religião dominou toda a estrutura astuta. Do Templo do Sol no centro de Cuzco, nós poderíamos extrair uma linha imaginária para os lugares da adoração das classes sociais diferentes na cidade.

A prática religiosa consistiu nos consultas do oracle, sacrifícios para ofertório, transesreligiosos e confissãos públicas. Um ciclo anual de festividades religiosas foi regulado pelo calendário de Inca, extremamente preciso, era assim o ano agricultural. Por causa estes e outros aspectos, a cultura de Inca assemelhou-se muito a algumas culturas da Meso-América como o Aztec e Maya.

segunda-feira

Uma das melhores séries

A série JORNADA NAS ESTRELAS / STAR TREK foi exibida pela primeira vez no dia 8 de setembro de 1966 pela NBC nos Estados Unidos. Foi criada por GENE RODDENBERRY, e teve 79 episódios. Durou somente 3 anos, foi até 03 de junho de 1969, e acabou, segundo a PARAMOUNT, pela baixa audiência.

Mas as constantes reprises foram criando uma legião de fãs. A série se tornou cult. Os fãs passaram a se denominar como "trekkers" e a realizar convenções anuais, publicar livros e revistas e fazer toda sorte de manifestações em torno da história. A série acabou se tornando a mais bem sucedida da indústria americana de entretenimento.

O sucesso sem precedentes rendeu vários filmes para o cinema e deu origem a novas séries: NOVA GERAÇÃO em 1987, NOVA MISSÃO / DEEP SPACE NINE em 1993, VOYAGER, em 1995, e ENTERPRISE
em 2001.

No Brasil, a série foi exibida pela primeira vez na extinta TV EXCELSIOR e estreou no dia 14 de janeiro de 1968.

História

No século 23, a nave Enterprise segue pelo espaço em uma missão de 5 anos, com um contingente de cerca de 400 tripulantes, para explorar novos mundos e ajudar colônias da Federação Unida de Planetas. Sob a Diretriz Primeira, de não interferência no desenvolvimento das civilizações visitadas, os exploradores se defrontam com incríveis raças desconhecidas, sendo muitas vezes ameaçados por seus inimigos, os klingons e os romulanos.

No comando está o capitão Kirk. Em meio a aventuras e perigos de toda sorte, floresce com destaque a presença constante do Dr. McCoy, com seu caráter extremamente humano, em conflito constante com a lógica fria e implacável de Spock.

Prêmios

No EMMY de 67 o ator LEONARD NIMOY concorreu na categoria melhor ator coadjuvante em série dramática e no mesmo ano a série foi indicada como melhor série dramática No ano seguinte, Nimoy repetiu a indicação como ator coadjuvante e a série também recebeu sua segunda indicação na categoria série dramática.

Cronograma

1964
O piloto de uma nova série chamada JORNADA NAS ESTRELAS é oferecido a rede CBS nos EUA e é rejeitada. A emissora prefere outra produção: PERDIDOS NO ESPAÇO
.

1966

Vai ao ar na rede NBC o episódio O SAL DA TERRA
, escolhido pela emissora para ser o primeiro da série porque no enredo havia um monstro.

1968

Após a temporada do ano a NBC anuncia o cancelamento da série e recebe mais de um milhão de cartas de protesto.

1968

Acontece o primeiro beijo interracial da história da tv, entre o branco capitão Kirk e a negra, a chefe de comunicações, Uhura.

1969

A rede NBC não atende os fãs e tira do ar a série.

1972

O primeiro congresso sobre JORNADA NAS ESTRELAS
acontece em Nova York.

1973

A rede NBC estréia um desenho animado com os personagens da série original STAR TREK
com os atores dublando seus personagens.

1976

A pedido dos fãs, a NASA batiza com o nome de ENTERPRISE
o protótipo de seu ônibus espacial.

1979

JORNADA NAS ESTRELAS - O FILME
, de Robert Wise, é lançado nos Estados Unidos e dá início ao franchise de Star Trek, que se tornou um dos mais bem sucedidos projetos de entretenimento em todo o mundo.

1982

Chega aos cinemas JORNADA NAS ESTRELAS 2 - A IRA DE KHAN
. Na história morre Spock, o melhor amigo do capitão Kirk.

1984

Spock é ressuscitado em JORNADA NAS ESTRELAS 3 - A PROCURA DE SPOCK
.

1986

Em JORNADA NAS ESTRELAS 4 - A VOLTA PARA CASA
, Kirk e sua tripulação salvam baleias e acabam acumulando a maior bilheteria da série de cinema até então: US$ 109 milhões.

1987

Estréia na tv JORNADA NAS ESTRELAS - A NOVA GERAÇÃO, com o ator shakespeariano PATRICK STEWART na ponte de comando que fora ocupada por WILLIAM SHATNER
.

1989

Hollywood se rende uma vez mais e lança outro filme JORNADA NAS ESTRELAS: A ÚLTIMA FRONTEIRA
.

1990

A NOVA GERAÇÃO
sai do ar nos EUA, após sete temporadas e 80 episódios.

1991

Morre GENE RODDENBERRY
, o grande idealizador da série.

1991

Chega aos cinemas mais um longa metragem da série JORNADA NAS ESTRELAS: A TERRA DESCONHECIDA
.

1993

Estréia na tv JORNADA NAS ESTRELAS: A NOVA MISSÃO também conhecida no Brasil pelo título original DEEP SPACE NINE
.

1994

Chega aos cinemas GENERATIONS
, onde o capitão Kirk morre.

1995

VOYAGER , a quarta série STAR TREK inaugura a rede de tv dos estúdios PARAMOUNT
, a UPN.

1996

Mais um filme é lançado para alegria dos fãs: JORNADA NAS ESTRELAS PRIMEIRO CONTATO
.

1998

Chega às telas mais um filme: JORNADA NAS ESTRELAS INSURREIÇÃO
.

2001

A rede UPN lança a nova série ENTERPRISE
.

2002

É lançado mais um longa metragem nos cinemas: NÊMESIS.